• Skip to main content

Free Kicks project

Free Kicks project

  • Home
  • Partners
  • News
  • Our Work
  • Events
  • Home
  • Partners
  • News
  • Our Work
  • Events

O futebol torna-se mais verde: quatro organizações conquistam certificação ambiental

November 6, 2025 by

November 6, 2025

O futebol torna-se mais verde: quatro organizações conquistam certificação ambiental


Declaração: Este artigo foi traduzido por inteligência artificial e pode não ser completamente preciso. Em caso de dúvida ou discrepância, consulte a versão original em inglês.

PARA DIVULGAÇÃO IMEDIATA

6 de novembro de 2025, Londres, Reino Unido: O FC Porto, o Malmö FF, o Real Betis Balompié e a Federação Romena de Futebol obtiveram o registo de gestão ambiental. O registo no Sistema de Ecogestão e Auditoria (EMAS) foi concedido através do projeto FREE KICKS, financiado pela União Europeia. * Esta conquista estabelece um novo padrão para a governação ambiental nos clubes e federações de futebol.

O projeto FREE KICKS, coordenado pela Escola Superior Sant’Anna e em parceria com o FC Porto, Fundación Real Betis Balompié, Malmö FF, Racing Club, Federação Romena de Futebol, European Football Clubs e Sport Positive, permitiu a estas organizações de futebol alcançar este marco significativo.

O EMAS é um instrumento de gestão voluntário para avaliar, reportar e melhorar o desempenho ambiental das organizações, premiando-as com base em três princípios fundamentais:

  • Desempenho: Gerir e melhorar continuamente o impacto ambiental.
  • Transparência: Partilhar abertamente informação ambiental com o público.
  • Credibilidade: Ter o seu sistema de gestão ambiental verificado por especialistas independentes, de forma rigorosa.

Para obter a certificação, as organizações devem realizar uma auditoria ambiental para avaliar o seu impacto atual, desenvolver e adotar uma política e um programa ambiental robustos e introduzir e implementar um sistema de gestão ambiental.

O projeto FREE KICKS estabeleceu como objetivo que três parceiros obtivessem a certificação EMAS e superou esse objetivo, com quatro organizações de futebol certificadas. O FC Porto foi o primeiro do projeto e também a primeira organização desportiva em Portugal e na Europa a receber o selo EMAS da UE, a 11 de março de 2024. O Real Betis seguiu-se a 22 de agosto de 2025, a FRF a 12 de setembro de 2025 e o Malmö FF a 17 de outubro de 2025.

Este marco destaca a influência do projeto FREE KICKS, financiado pela UE, nos clubes e associações de futebol profissional, incentivando-os a incorporar práticas de gestão ambiental e modelos organizacionais sustentáveis, com foco nas atividades operacionais.

“O nosso objetivo era ter três organizações de futebol certificadas com o EMAS, e estamos felizes por termos alcançado quatro registos”, disse Tiberio Daddi, Coordenador Científico do projeto FREE KICKS. “O nosso grupo de investigação [Escola Superior de Estudos Sant’Anna] tem mais de 20 anos de experiência com estes instrumentos e, através deste projeto, acreditamos firmemente que os clubes de futebol podem melhorar significativamente a sua governação ambiental ao implementá-los.”

O projeto FREE KICKS tem a duração de 30 meses, é cofinanciado pela UE e visa impulsionar a transição do futebol para os objetivos do Pacto Ecológico Europeu e do Plano de Ação para a Nova Economia Circular, através dos temas da economia circular e da sustentabilidade ambiental nas organizações desportivas.

Para consultas da imprensa ou mais informações, por favor contacte:

[email protected]

* Financiado pela União Europeia. As opiniões e pontos de vista expressos são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente os da União Europeia ou da Agência Executiva Europeia da Educação e Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser responsabilizadas por eles.

###

Filed Under: Uncategorized

KEEP IN TOUCH

  • LinkedIn
  • Twitter

[email protected]

[email protected]

Privacy Policy Terms and conditions

© 2026 Freekicks

Contact Us

Questions or looking to get in touch? Fill in the form below.

Funded by the European Union. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or EACEA. Neither the European Union nor the granting authority can be held responsible for them.

We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.