O futebol torna-se mais verde: quatro organizações conquistam certificação ambiental

Declaração: Este artigo foi traduzido por inteligência artificial e pode não ser completamente preciso. Em caso de dúvida ou discrepância, consulte a versão original em inglês.
PARA DIVULGAÇÃO IMEDIATA
6 de novembro de 2025, Londres, Reino Unido: O FC Porto, o Malmö FF, o Real Betis Balompié e a Federação Romena de Futebol obtiveram o registo de gestão ambiental. O registo no Sistema de Ecogestão e Auditoria (EMAS) foi concedido através do projeto FREE KICKS, financiado pela União Europeia. * Esta conquista estabelece um novo padrão para a governação ambiental nos clubes e federações de futebol.
O projeto FREE KICKS, coordenado pela Escola Superior Sant’Anna e em parceria com o FC Porto, Fundación Real Betis Balompié, Malmö FF, Racing Club, Federação Romena de Futebol, European Football Clubs e Sport Positive, permitiu a estas organizações de futebol alcançar este marco significativo.
O EMAS é um instrumento de gestão voluntário para avaliar, reportar e melhorar o desempenho ambiental das organizações, premiando-as com base em três princípios fundamentais:
- Desempenho: Gerir e melhorar continuamente o impacto ambiental.
- Transparência: Partilhar abertamente informação ambiental com o público.
- Credibilidade: Ter o seu sistema de gestão ambiental verificado por especialistas independentes, de forma rigorosa.
Para obter a certificação, as organizações devem realizar uma auditoria ambiental para avaliar o seu impacto atual, desenvolver e adotar uma política e um programa ambiental robustos e introduzir e implementar um sistema de gestão ambiental.
O projeto FREE KICKS estabeleceu como objetivo que três parceiros obtivessem a certificação EMAS e superou esse objetivo, com quatro organizações de futebol certificadas. O FC Porto foi o primeiro do projeto e também a primeira organização desportiva em Portugal e na Europa a receber o selo EMAS da UE, a 11 de março de 2024. O Real Betis seguiu-se a 22 de agosto de 2025, a FRF a 12 de setembro de 2025 e o Malmö FF a 17 de outubro de 2025.
Este marco destaca a influência do projeto FREE KICKS, financiado pela UE, nos clubes e associações de futebol profissional, incentivando-os a incorporar práticas de gestão ambiental e modelos organizacionais sustentáveis, com foco nas atividades operacionais.
“O nosso objetivo era ter três organizações de futebol certificadas com o EMAS, e estamos felizes por termos alcançado quatro registos”, disse Tiberio Daddi, Coordenador Científico do projeto FREE KICKS. “O nosso grupo de investigação [Escola Superior de Estudos Sant’Anna] tem mais de 20 anos de experiência com estes instrumentos e, através deste projeto, acreditamos firmemente que os clubes de futebol podem melhorar significativamente a sua governação ambiental ao implementá-los.”
O projeto FREE KICKS tem a duração de 30 meses, é cofinanciado pela UE e visa impulsionar a transição do futebol para os objetivos do Pacto Ecológico Europeu e do Plano de Ação para a Nova Economia Circular, através dos temas da economia circular e da sustentabilidade ambiental nas organizações desportivas.
Para consultas da imprensa ou mais informações, por favor contacte:
* Financiado pela União Europeia. As opiniões e pontos de vista expressos são da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente os da União Europeia ou da Agência Executiva Europeia da Educação e Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser responsabilizadas por eles.
###
