May 13, 2024
Informação e Relatório de Avaliação do Ciclo de Vida do FC Porto
Declaração: Este artigo foi traduzido por inteligência artificial e pode não ser completamente preciso. Em caso de dúvida ou discrepância, consulte a versão original em inglês.
Pela primeira vez, o projeto FREE KICKS* pode agora revelar o Relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) do FC Porto.
A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é um procedimento para avaliar, de acordo com critérios definidos e “científicos”, a pegada ambiental associada a todas as fases do ciclo de vida de um produto/serviço e a múltiplos aspetos ambientais relevantes (ACV é uma análise segundo critérios múltiplos).
Para este projeto, os requisitos e diretrizes para a avaliação do ciclo de vida foram fornecidos pela norma internacional ISO 14040/14044. A Pegada Ambiental dos Produtos (PEF) é a metodologia desenvolvida pela Comissão Europeia para medir e comunicar os potenciais impactos ambientais do ciclo de vida de um produto ou serviço.
Este relatório abrangente explora o impacto ambiental de um jogo de futebol da época 2022-23 do FC Porto. Este lançamento representa um marco significativo na missão do projeto FREE KICKS de abordar os temas da economia circular e da sustentabilidade ambiental nas organizações de futebol.
O objetivo deste relatório é identificar os “hotspots ambientais” que contribuem para a pegada ambiental total dos jogos de futebol profissional. Ao identificar áreas como a mobilidade dos adeptos, é possível identificar oportunidades de melhorias específicas, como o aumento dos transportes públicos, que podem reduzir o impacto ambiental do jogo.
A avaliação revelou que para o FC Porto, os principais impactes ambientais de um jogo de futebol profissional são:
- Alterações climáticas 33.3%
- Uso de recursos, fósseis 20.0%
- Utilização de recursos, minerais e metais 7.7%
Clique para ler o relatório completo.
Para ver LCA’s para outros parceiros FREE KICKS clique no nome do clube abaixo:
Malmö FF
Racing Club
Real Betis Balompié
*Financiado pela União Europeia. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.